ZÉ INALDO |
O PROGRAMA ''CLUBE DO POVO'' esteve no João Paulo, na gravação do seu novo DVD para o ano de 2012. E posso afirmar com todas as letras que foi sucesso total de qualidade, de público, e de muitas toadas belíssimas. O povo atendeu ao chamado maiobeiro e chegou junto com força total e fez a festa em toda a praça de São Marçal no João Paulo. Quando saiu da Maioba, no ano de 1992, João Chiador foi substituído por Francisco de Sousa Correia, o Chagas, que agora aparece como o protagonista de um DVD recém-lançado, contando a história do Boi da Maioba. “Somos hoje o batalhão mais querido da Ilha”, afirma José Inaldo Pereira, presidente da Associação Folclórica Beneficente Bumba-Boi da Maioba. Chagas já marcou época, e agora ganhou dois novos parceiros: Samuel e Marcos Vila Nova, que tem apenas 21 anos de idade.
CHAGAS |
“Para mim, estar chegando à frente do batalhão da Maioba é uma responsabilidade muito grande”, afirma Marcos, que diz ter em Chagas um de seus ídolos.
A batida cadênciada e forte dos pandeirões dos grupos de bumba-meu-boi sotaque de matraca dá o tom ao batalhão pesado de um BUMBA-BOI que só é comparado ao flamengo pela sua enorme torcida apaixonada, devota e pronta para atender o chamado deste batalhão mais querido da ilha magnética que é São Luís do Maranhão. Parabéns Boi da Maioba continue nesta trajetória de sucesso e confiança que seu povo tem em voce através dos seus cantadores de ouro e devoto ao São João nos festejos juninos. Estaremos sempre com voce boi querido que é a alegria desse povão que é simplismente apaixonado por essa manifestação magnífica que é a nossa CULTURA BOEIRA DO MARANHÃO. Já estamos na efervecência que antecende os festejos juninos, e todos os bois sem excessão, já estão concentrados nos ensáios. Matracas, pandeirões, zabumbas, maracás, apitos e outros instrumentos que compôe essa orquestra cultural boeira estão saindo dos armários e partindo para o corpo a corpo da cultura nos terreiros, com seus ensáios para melhor perfórmance nos arraiás do Maranhão. Boa sorte a todos e vamos fazer o São João mais lindo nesses quatrocentos anos da nossa ilha de São Luís.