sexta-feira, 21 de setembro de 2012

UM TÍTULO HÁ MUITO MERECIDO

O bumba meu boi recebeu, no dia 30 de agosto, a certificação do título de Patrimônio Cultural do Brasil. Um reconhecimento à força da tradição que mobiliza, há décadas, milhares de pessoas nas comunidades maranhenses. 

A brincadeira é considerada a manifestação folclórica mais forte da cultura maranhense. São 549 grupos existentes no Estado, que agora recebem o devido reconhecimento em forma de título. “Reflete a alma do povo maranhense. E essa alma é cercada de várias influências por todas a etnias que por aqui passaram”, explicou Kátia Bogéa, superintendente do Iphan no Maranhão.

   O projeto que originou o título de Patrimônio Cultural do Brasil foi aceito pelo Ministério da Cultura em agosto do ano passado. A demora na entrega do título, segundo o Iphan, foi necessária para que se montasse uma estrutura que coloque em prática a preservação da manifestação folclórica no Estado.
“Nós temos, dentro do plano do plano de salva guarda, que vai ser elaborado em conjunto com todos, nós vamos procurar implementar as ações que apontarem neste plano. Sejam as oficinas de transmissão de saberes, sejam no fortalecimento dos locais de apresentação, seja todo um conjunto de ações o bumba meu boi do Maranhão”, disse Célia Maria Cursino, diretora do Departamento Imaterial do Iphan.
Os representantes de todos os sotaques de bumba meu boi vão fazer parte de um comitê, juntos com outras entidades que vão trabalhar num projeto de preservação da memória dos grupos folclóricos, como disse Cristina Mendes, representante do sotaque de matraca. “O que nós precisamos, o que o boi precisa, quais as dificuldades, como pode ser guardar uma identidade nossa, preservando, dando continuidade a essa verdadeira identidade cultural maranhense.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário