quarta-feira, 3 de outubro de 2012

           O BUMBA-MEU-BOI COMO FENÓMENO ESTÉTICO

SÃO JOÃO - O São João do Maranhão é uma comemoração sem igual em todo o Brasil. A partir O São João do Maranhão é uma comemoração sem igual em todo o Brasil. A partir da segunda quinzena do mês de junho, a cidade de São Luís se transforma num grande arraial. 

Compõem o folguedo as barraquinhas de palha, as bandeirolas, as fogueiras, os licores e as comidas típicas. A diferença fica por conta das muitas manifestações culturais que ocorrem durante o São João e que fazem desta festa um dos momentos mais ricos da cultura popular do País.
A Festa de São João é como um caleidoscópio da riqueza cultural, artística e folclórica do Maranhão. O Bumba-meu-boi é a mais expressiva delas. Esta fantástica mistura de teatro, dança e folclore, com traços semelhantes aos autos medievais, tem as suas origens perdidas no tempo. Mas até hoje ele empolga e arrebata a assistência. Suas cores, a beleza das suas coreografias, o brilho das fantasias, o esvoaçar das fitas e o som quente, forte e perturbador dos diferentes "sotaques" do Bumba-meu-boi, arrasta o povo todo pelas ruas para acompanhar as suas evoluções.
É um espetáculo emocionante. E tem mais cultura neste São João! Tem a sensualidade do Tambor-de-crioula, uma dança herdada dos escravos e conduzida por tambores em um ritmo frenético, onde as mulheres em movimento sensual, coroam a dança com uma "umbigada", tem a Dança do coco, o Lelê ou Pela porco, o Cacuriá, a dança de São Gonçalo, Bambaê de caixa, a dança portuguesa e a tradicional quadrilha. A presença do povo, a alegria dos participantes

TAMBOR-DE-CRIOLA - Os tambores ressoam no Maranhão durante o ano inteiro. A religiosidade do povo maranhense se expressa através da devoção, da dança, da alegria das festas. 
O São João do Maranhão é uma comemoração sem igual em todo o Brasil. As fogueiras são acesas e o povo todo vai para as ruas acompanhar as evoluções, as danças, os brilhos e coloridos do Bumba-meu-boi. É um espetáculo emocionante, com um som quente que arrasta toda a assistência. E, para deixar ainda mais animados os festejos de São João, tem a tradição do Tambor-de-crioula, dança quente e sensual.BUMBA-MEU-BOI - O Bumba-meu-boi é uma das mais expressivas manifestações culturais do Maranhão. Este espetáculo de música, dança, cantos e cores arrebata os sentidos e alegra as noites de São João em São Luís. 
O Bumba-meu-boi é um auto dramático, uma fantástica mistura de teatro, dança e folclore, com traços semelhantes aos autos medievais, mas suas verdadeiras origens estão perdidas no tempo. A história de Pai Francisco, Catirina, e a sua relação com o boi, é encontrada com variações, em diversas culturas. Mas só aqui no Maranhão ele é tão empolgante.
Produto da mistura de brancos, negros e índios, estas influências estão presentes nos diferentes estilos de boi - os chamados "sotaques". São 3 os principais sotaques:
- Boi de matraca: de marcada influência indígena, se caracteriza pela utilização da matraca, um instrumento construído com pequenas tábuas que fazem a percussão;
- Boi de zabumba: de influência africana, utiliza a zabumba, uma espécie de tambor, na marcação.
- Boi de orquestra: predomina a influência branca, utiliza instrumentos de sopro como saxofones, clarinetas e pistões.
Cada sotaque é uma batida, um ritmo diferente. E com o sotaque mudam também as indumentárias, as cenografias e as toadas. O resultado é uma festa, uma mistura de sons, ritmos e cores, que arrebata a assistência. Um espetáculo de grande beleza e valor cultural inestimável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário